Os filmes sobre educação trazem contextos diversos que variam de tipo e modelo de escola, público a que se destina, conflitos com o modelo social vigente e período histórico em que estão situados. O tema avaliação em alguns filmes, aparece implícito e relacionado à avaliação da prática docente, da instituição educacional e à avaliação da aprendizagem, combinados com ética profissional, valores e a tomada de decisões para atingir os objetivos.

Avalie os Filmes!!!

Dê sua contribuição, incluindo postagens sobre os filmes para aqueles que ainda não assitiram.

Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade
Resumo: Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria.

Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes.

Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.

Assista o trailler: http://www.youtube.com/watch?v=ulXtAIt6Z_o

O Sorriso de Mona Lisa

O Sorriso de Mona Lisa

Resumo: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.


Assista o trailler: http://www.youtube.com/watch?v=ClG0w1Eav1M&feature=related

O amor é Contagioso (Patch Adams)

O amor é Contagioso (Patch Adams)
Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Assista o Trailler: http://www.youtube.com/watch?v=1gTwkAL3kLY

O Clube do Imperador

O Clube do Imperador
Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.



Assista o Trailler: http://www.youtube.com/watch?v=X4rF7jw5pw8



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Clube do Imperador

O filme “O Clube do Imperador” transcorre em 1976 em uma escola americana de tradição inglesa, muito conservadora para rapazes ricos. O enfoque principal é a prática de um professor de história antiga, seus conflitos pessoais e profissionais sobre a educação, ética e valores e influência sobre os alunos que educa.

No decorrer da trama, constata-se a falta de ética do professor na prática da avaliação da aprendizagem, quando faz uma seleção para um concurso importante na escola e seleciona um aluno preterindo outro mais preparado, confiando que este aluno precisava de reforço em sua auto-estima em razão de uma má relação afetiva com seu pai. Nesse caso, o princípio da isonomia, igualdade de direitos na avaliação, foi quebrado pelo professor, trazendo-lhe uma reflexão da sua prática e posterior arrependimento e reparação.

Pode-se também fazer uma avaliação ética da instituição, verificada no momento em que o diretor é informado do comportamento do aluno no concurso, e pede ao professor que não considere sua “falta” em razão do mesmo ser filho de um senador que está presente. Outro momento que fortalece essa afirmação, aparece quando o referido professor, candidato a vaga de diretor, é preterido por outro que consegue junto a comunidade, mais vantagens financeiras para a escola. Nesse caso, o comprometimento da ética está vinculada às relações de poder entre a instituição e seus patrocinadores.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário