Os filmes sobre educação trazem contextos diversos que variam de tipo e modelo de escola, público a que se destina, conflitos com o modelo social vigente e período histórico em que estão situados. O tema avaliação em alguns filmes, aparece implícito e relacionado à avaliação da prática docente, da instituição educacional e à avaliação da aprendizagem, combinados com ética profissional, valores e a tomada de decisões para atingir os objetivos.

Avalie os Filmes!!!

Dê sua contribuição, incluindo postagens sobre os filmes para aqueles que ainda não assitiram.

Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade
Resumo: Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria.

Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes.

Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.

Assista o trailler: http://www.youtube.com/watch?v=ulXtAIt6Z_o

O Sorriso de Mona Lisa

O Sorriso de Mona Lisa

Resumo: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.


Assista o trailler: http://www.youtube.com/watch?v=ClG0w1Eav1M&feature=related

O amor é Contagioso (Patch Adams)

O amor é Contagioso (Patch Adams)
Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Assista o Trailler: http://www.youtube.com/watch?v=1gTwkAL3kLY

O Clube do Imperador

O Clube do Imperador
Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.



Assista o Trailler: http://www.youtube.com/watch?v=X4rF7jw5pw8



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Sorriso de Mona Lisa

Em “O Sorriso de Mona Lisa”, o drama americano acontece entre 1953-1954, numa escola para moças muito tradicional e conservadora, assim como a sociedade em que está inserida.  A professora de artes recém-contratada e inexperiente vê sua primeira aula fracassada em razão das alunas já conhecerem o tipo de metodologia e conteúdo que as professoras utilizam e a boicotam. Esse fato, juntamente com observações feitas pelos colegas docentes a fazem diagnosticar a turma e tomar a decisão de fazer um replanejamento do seu programa de ensino para chamar a atenção das alunas para novas formas de concepção da arte. Dessa forma, as alunas podem tocar na obra, conhecer o autor e o contexto da produção da arte, além de fazer críticas aos conceitos aprendidos anteriormente e pensarem de forma autônoma. Nota-se portanto, a importância da avaliação diagnóstica para a tomada de decisão com o objetivo da prática pedagógica inclusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário